✨ Esta publicação é uma homenagem à primavera, que acaba de chegar em todo o Hemisfério Sul. Na próxima semana, será a vez do outono, que cá chegou. São, para mim, as mais belas estações do ano. Que possamos admirar e ser gratos por tanta beleza que a natureza nos presenteia a cada dia de nossas vidas. ✨
"Eis, meus amigos, a primavera chegou; a terra recebeu de bom grado os abraços do sol e em breve veremos os resultados de seu amor."
Sitting Bull* ("Touro Sentado". Lakota: Tȟatȟáŋka Íyotake)
(c. 1831-1890)
* Foi um líder nativo americano Hunkpapa Lakota que conduziu seu povo durante anos de resistência contra as políticas do governo dos Estados Unidos.
Artista: Sandro Botticelli
( c. 1445 - 1510)
Título: Primavera (circa 1482)
Galleria degli Uffizi, Firenze.
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Curiosidades sobre a tela do dia:
"Primavera" de Sandro Botticelli é uma misteriosa celebração da primavera.
Na pintura, nove figuras mitológicas aparecem sobre um gramado florido em um bosque de laranjeiras e loureiros. A laranjeira é uma referência aos Médici, pois eles a haviam adotado como o símbolo da família (Sandro Botticelli era um dos funcionários mais bem conhecidos dos Médici). Ao redor das personagens presentes, uma imensa variedade de plantas floresce. A imagem tem uma miríade de referências à poesia e à literatura clássicas e renascentistas (Ovídio, Lucrécio, entre outros), mas não é fruto de nenhuma história em particular. O título "Primavera" não foi dado à obra por Botticelli, mas por Giorgio Vasari quando a conheceu cerca de 70 anos depois de sua criação.
"Primavera" é uma pintura que foi feita para ser lida da direita para a esquerda. Assim, a personagem em azul à direta representa Zéfiro, o vento frio de março que abraça uma ninfa chamada Clóris antes de levá-la consigo. Zéfiro mais tarde casar-se-á com Clóris e ela será transformada em Flora, a deusa da primavera. Botticelli sinalizou essa transformação ao sobrepor a figura de Clóris à de Flora, que aparece como a terceira figura da direita para a esquerda, espalhando flores elegantemente. O centro da pintura é dominado por Vênus, deusa da beleza e do amor, vestida de maneira casta e ligeiramente afastada das outras personagens. Acima de Vênus está seu companheiro, Cupido, de olhos vendados, disparando sua flecha do amor.
As três Graças, deusas menores com virtudes como as de Vênus, aparecem a seguir em vestidos brancos e transparentes. Na extrema esquerda aparece o deus Mercúrio, mensageiro dos deuses, reconhecível por seu capacete e sandálias aladas. A sequência dessas figuras mitológicas sugere, para muitos, a progressão da estação, com Zéfiro de março, seguido por Vênus, a deusa de abril, e Mercúrio, o deus de maio, elevando seu caduceu* em direção a flocos de nuvens para dissipar as últimas rajadas de frio enquanto o verão se prepara para entrar em cena.
* Caduceu: vara ou bastão encimado por duas asas e em que se enroscam duas serpentes cujas cabeças ficam viradas uma para a outra no topo, atributo do deus Mercúrio; vara que Mercúrio ou os arautos ou emissários traziam.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Diz-se que 500 espécies de plantas foram retratadas nesta pintura, com cerca de 200 flores diferentes, das quais 138 foram especificamente identificadas. Esta abundância botânica e sua representação espalhada era uma característica presente em tapeçarias flamengas millefleur ("mil flores"), que eram comuns em muitos palácios da época de Botticelli.
As tapeçarias dos séculos XV e XVI continuaram a utilizar abordagens composicionais de estilos góticos anteriores à arte renascentista do Quattrocento, estilos góticos que Botticelli abraçou nesta obra, organizando as figuras mitológicas sem nenhum senso de relação espacial do mundo real, "colocadas lado a lado como pérolas em um cordão", como escreveu a historiadora de arte Helen Ettlinger, e com o pano de fundo da floresta atuando como uma espécie de cortina teatral que fecha o espaço. Foi uma escolha de estilo, pois Botticelli era perfeitamente capaz de respeitar a perspectiva e o espaço dominados pelos artistas na era da Renascença.
Na Itália renascentista, os artistas e pensadores neoplatônicos buscaram sintetizar ou traçar paralelos entre as crenças da Antiguidade Clássica e o Cristianismo. Vênus, por exemplo, era considerada a personificação clássica do amor terreno e divino e, portanto, uma precursora ou paralela à Virgem Maria. "Primavera", portanto, incorpora as filosofias e escritos neoplatônicos clássicos do século III que os Médici abraçaram e popularizaram em sua própria época.
Botticelli faz essas alusões sutilmente em sua descrição de Vênus. A curvatura dos galhos da árvore atrás de sua figura forma uma espécie de halo e sua barriga incha, o que alguns consideraram uma representação de gravidez. Além disso, Vênus levanta a mão em um gesto de reconhecimento e convite que reflete os gestos de Maria para o anjo Gabriel em cenas contemporâneas da Anunciação, incluindo a Anunciação de Cestello de 1481, pintada pelo próprio Botticelli.
Com essa transição de Vênus para a Virgem Maria, pode-se começar a reconhecer um padrão de metamorfose em toda a pintura, como a transformação de Clóris em Flora, a passagem do inverno à primavera e, mais conceitualmente, a conversão da literatura em arte visual.
Embora o significado complexo da composição permaneça um mistério, a pintura é uma celebração de amor, paz e prosperidade.
Fontes de pesquisa:
1. Le Gallerie degli Uffizi
2. Artnet news
3. ItalianRenaissance.org
4. Britannica
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Músicas do dia
Le quattro stagioni: La Primavera ("As quatro estações: A Primavera")
Compositor: Antonio Vivaldi
O primeiro concerto das Quatro Estações é A Primavera, descrevendo seu frescor e beleza. Possui 3 movimentos: rápido, lento, rápido. O primeiro movimento inclui o canto dos pássaros e uma tempestade de primavera; o segundo, um pastor que dorme com seu fiel cão ao seu lado; e o terceiro é uma animada dança primaveril.
O vídeo a seguir apresenta o primeiro movimento deste concerto, um Allegro, e imagens desta adorável estação:
Vídeo postado por: ViBach9
© All rights reserved
&
Título: Spring Morning ("Manhã de Primavera")
Compositor: Tim Janis
Lindas músicas relaxantes e encantadoras imagens da primavera para meditar, estudar, descansar, ler e dormir - 2 horas:
Vídeo postado por: Tim Janis
© All rights reserved to the artist
Gostaria de finalizar a publicação de hoje desejando um feliz aniversário a minha querida avó, a flor mais amada e perfumada de nosso jardim. 💞
(Não poderia ter nascido em outra estação... :)
E para todos vocês, muitas bençãos, amor e paz! 🧚
Com carinho,
A Fada do Vento
💫
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🌷🌻🌺🌹🌱
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Adorei o quadro, a música e a interpretação do quadro. 👏😘
ResponderExcluirSaudades
Fico feliz, Lau. Muita saudade ❤
ExcluirMinha fada, como gosto de suas postagens!!! Tenho certeza que terei uma linda Primavera!!!! 😍❤️
ResponderExcluirÉ o que desejo, tia! Uma nova estação alegre e colorida para você e para todos!🌷💫
ExcluirQue coisa mais linda....quanta inspiração!!! Todos os detalhes sobre a tela, a música divina de Vivaldi!!! Muuuiitttooooo obrigada por tudo isso... E meus parabéns a tua avó!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🌻💖😘😘Um mindo fim de semana a todos.
ResponderExcluirÉ um prazer, querida. Não há o que agradecer. Fico muito feliz que tenha gostado! 🥰
ExcluirObrigada, minha avó receberá seus parabéns. Um fim de semana de muita paz! 💫